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COODETEC: Cultivares de soja e híbridos de milho são apresentados na Copagril

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Agricultores, agrônomos, técnicos e gerentes da Copagril de Marechal Cândido Rondon acompanharam, na última semana, palestra técnica sobre o posicionamento de cultivares de soja e híbridos de milho CD. Na ocasião, um público de mais de cem pessoas recebeu informações e recomendações da equipe técnica da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - Coodetec.

Resultados - Na cultura da soja, além dos posicionamentos técnicos, foram apresentados os resultados alcançados com a variedade CD 250RR-STS. "Os participantes demonstraram muito interesse pela cultivar. O plantio antecipado da CD 250RR-STS permite o plantio de milho safrinha na melhor época", garantiu o supervisor de vendas da Coodetec, Martim Herpich.

 

Outras cultivares - Também foram apresentadas as cultivares: CD 237RR, que é resistente aos nematoides de galha; CD 241RR, que apresenta crescimento indeterminado com bom engalhamento e ainda é uma excelente opção para o plantio antecipado; e, CD 236RR STS, para plantio em época normal. Além disso, os técnicos da Coodetec falaram sobre o lançamento das cultivares CD 215RR e CD202RR, muito aguardadas pelos produtores que já plantavam as versões convencionais.

 

Buva - Os interessados em combater a buva das lavouras tiveram a oportunidade de entender um pouco mais sobre o sistema STS. "Essa tecnologia, desenvolvida pela Coodetec, garante controle da famosa erva daninha, que é capaz de comprometer boa parte da produção", frisou Herpich.

 

Milho - Os participantes do evento da Copagril também receberam informações sobre os híbridos de milho CD. Foram apresentados os híbridos CD 384 Hx, com foco em alta produção de grãos para o plantio de verão;  D 397 YG, híbrido para alto investimento e  plantio para silagem com alto potencial produtivo; e, CD 308, para mercado de silagem de médio investimento. "Como o mercado de sementes não para e o agricultor é exigente, a Coodetec já prepara novos lançamentos para as próximas safras. Estamos apostando em híbridos produtivos, resistentes a doenças e estresses abióticos. Já temos sementes de alta qualidade no mercado, como os híbridos CD 393 e CD 316, que também foram lembrados durante o evento em Marechal Cândido Rondon", finalizou o supervisor de vendas. (Imprensa Coodetec)

COCAMAR: Encontro de Produtores de Soja será nesta quinta-feira

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Nos últimos dois anos, em razão do clima favorável e da adoção de melhor tecnologia por parte dos produtores, orientados pela Cocamar, houve um crescimento na produtividade das lavouras de soja na região. No ciclo 2009/10, foram 3.070 quilos por hectare, quantidade que subiu para 3.310 quilos em 2010/11. No entanto, há sempre novos conhecimentos a incorporar. Saber mais sobre a adequada regulagem das plantadeiras e o controle do percevejo, por exemplo, pode fazer uma grande diferença.

Encontro - Para discutir esses e outros assuntos, a Cocamar promove nesta quinta-feira (26/05) em Maringá, o Encontro de Produtores de Soja. Com a participação exclusiva de cerca de 350 participantes convidados, entre cooperados e técnicos, o evento será realizado na parte da manhã no salão social da Associação Cocamar. Há duas palestras programadas: a primeira às 9h45 com Afonso Peche Filho, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que vai falar sobre regulagem de plantadeiras e profundidade de semeadura; e às 11h, Jurema Fonseca Rattes, especialista da Universidade de Rio Verde (Fesurv), aborda o combate ao percevejo, em especial da espécie Euchistus heros), e estratégia de controle de altas populações.

 

Luta constante - A busca pelo aumento da produtividade das lavouras "é uma luta constante", afirma o presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, que vai participar da solenidade de abertura do Encontro, às 9:30h. Segundo ele, há sempre novas tecnologias e informações a acrescentar. (Imprensa Cocamar)

LAR: Concurso de Produtividade 2010/2011

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AVESUI 2011: Evento movimenta R$ 400 milhões em negócios

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Impulsionada pelo ritmo positivo do mercado de aves e suínos no Brasil, a AveSui 2011, maior feira latino-americana da indústria de aves, ovos e suínos, registra balanço positivo, segundo os organizadores, com público de 18 mil visitantes participantes das plenárias e da feira de negócios que lotaram o Centro de Convenções Centro Sul, em Florianópolis (SC), de 17 a 19 de maio. Segundo levantamento realizado pela organização com os expositores, o volume de negócios gerados neste ano foi de R$ 400 milhões, crescimento de 5 % em relação à edição de 2010.

Debate - O balanço feito sobre a programação do X Seminário Internacional de Aves e Suínos também sinaliza para um saldo positivo das palestras e mesas de discussão que reuniram especialistas de países da América Latina, Ásia e Europa com objetivo de debater temas diversos ligados a produção e comércio de produtos dos setores avícola e suinícola mundial.

 

Especialistas - O Painel Conjuntural de Mercado, que abriu a programação da AveSui 2011, reuniu especialistas como Larry Rohter, jornalista e autor do livro Brazil on the Rize; Fernando Pereira, presidente do grupo Agroceres/Multimix; Marcus Vinícius Pratini de Moraes, ex-ministro da agricultura e atual membro do conselho de administração do Grupo JBS; e a jornalista e cientista política Lucia Hipólito. Na pauta: os caminhos para o Brasil se consolidar como grande fornecedor mundial de carne de frango e suína nos próximos anos.

 

Unanimidade - Os palestrantes foram unânimes em destacar os esforços feitos pelo Brasil para avançar nas negociações bilaterais com países potenciais clientes da carne suína e de frango, mas apontaram para os gargalos no campo das políticas públicas e falhas na infraestrutura que limitam o potencial exportador do país, além de promover perdas de parte da produção agrícola, situação motivada principalmente pela falta de investimentos e excesso de burocracia.    

 

Câmbio - Outro assunto também bastante explorado está relacionado ao câmbio valorizado, fator que se por um lado limita a ação de empresas brasileiras que atuam na exportação de commodities agrícolas, por outro surge como uma excelente oportunidade que grupos nacionais invistam na aquisição de ativos de empresas em outros países, como já tem ocorrido com as companhias do setor de alimentos que adquiriram empresas nos EUA e UE.

 

Momento favorável - Segundo Andrea Gessulli, diretora da AveSui, a feira retratou o momento favorável das duas cadeias. Hoje a carne de frango é a principal proteína animal consumida pelo brasileiro e a carne suína, cada vez mais, ganha espaço no mercado interno e também no internacional, haja vista que recentemente foi conquistada a abertura do mercado chinês.

 

Troca de informações - "Além de viabilizar contatos que resultarão em novas parcerias no decorrer do ano. A feira proporcionou a oportunidade de troca de informações entre produtores e expositores. Além disso, todos os participantes saíram de Florianópolis com uma bagagem maior, já que as informações transmitidas aos visitantes são dos maiores especialistas em produção de aves e suínos", conclui Andrea.

 

Próxima edição - A AveSui América Latina 2012 já está marcada. O evento será realizado entre 02 e 04 de abril, no pavilhão amarelo do ExpoCenter Norte, em São Paulo (SP). (Assessoria de Imprensa AveSui)

ARENITO CAIUÁ: BB apresenta programa de desenvolvimento da região

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A superintendência estadual do Banco do Brasil no Paraná realiza, na sexta-feira (27/05), em Paranavaí, Noroeste paranaense, a solenidade de apresentação do programa de desenvolvimento do arenito caiuá, que prevê a ampliação de linhas de crédito para apoiar as principais atividades agropecuárias da região. Será a partir das 14h30, no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa. O Sistema Ocepar será representado no evento pelo diretor José Fernandes Jardim Júnior, também vice-presidente da Cocamar. Cento e sete municípios integram a região do arenito caiuá em uma área de 3,2 milhões de hectares onde existem várias associações e cooperativas ligadas à agricultura, com grande capacidade de investimento em segmentos como bovinocultura, cafeicultura, fruticultura, cana-de-açúcar e avicultura de corte. A Ocepar é uma das entidades parceiras dessa iniciativa. 

EXPEDIÇÃO SAFRA II: Chuvas escassas devem reduzir a colheita de cereais

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A Europa está revendo suas previsões para a safra 2011/12 devido ao clima seco, que põe em risco o desempenho das lavouras. As expectativas iniciais eram de safra cheia. Porém, o continente, que produziu 290 milhões de toneladas de grãos duas safras atrás, corre o risco de colher menos de 285 milhões de toneladas, como ocorreu no ano passado, apontam os dados das organizações que representam produtores e cooperativas da França, Alemanha e Holanda.
Produtividade - A falta de chuva enfrentada na safra passada e na atual impede que a França – principal produtor agrícola da Europa – avance em produtividade. No caso do trigo, os produtores franceses alcançam 9 mil quilos por hectare – três vezes mais do que as melhores lavouras no Brasil. Mas, no gráfico da evolução do rendimento, a linha da produtividade parou de subir, apresentando oscilações com baixas nos períodos mais secos.
 
Importações - Apesar do risco de queda na produtividade, o continente ainda espera suprir a maior parte de sua demanda interna e informa que as importações devem apresentar estabilidade. As próximas semanas são consideradas decisivas. Há regiões com déficit de chuva de até 60% nos últimos dois meses. As plantações em início de ciclo, no entanto, seguem verdes. A meteorologia prevê que a estiagem persistirá até meados de junho.
 
Trigo - Mesmo que a demanda interna seja atendida, o quadro pode sustentar altas nas cotações internacionais do trigo. A colheita já chegou a 150 milhões de toneladas em 2008/09 mas, no ciclo 2011/12, tende a ficar em 139 milhões. As exportações do bloco podem cair de 22 milhões para 18 milhões de toneladas de trigo, prevê o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o USDA.
 
Soja - No mercado da soja (grão e farelo) – principal produto agrícola que o Brasil exporta para a União Europeia –, o clima europeu tem influência limitada. A produção da Europa cobre apenas 400 mil hectares e as importações – de 13 a 15 milhões de toneladas ao ano – é que sustentam a demanda no velho continente pelo grão. A previsão mais pessimista é que neste ano a importação seja de 13 milhões de toneladas. (Caminhos do Campo / Gazeta do Povo)

RAMO SAÚDE: Unimed é a marca mais lembrada entre os internautas

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No dia 3 de maio foi realizada a 5ª edição do prêmio Top of Mind Internet - resultado de uma parceria entre o UOL e o Datafolha. O evento, denominado "O Poder Transformador do Digital" discutiu um conteúdo amplo e completo sobre esse universo e apresentou a pesquisa Top of Mind Internet 2011 com as marcas mais lembradas pelos internautas. O estudo aconteceu entre os dias 17 e 19 de janeiro de 2011, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Brasília. Foram ouvidas 2.029 pessoas a partir dos 14 anos, que usam internet pelo menos três vezes por semana. Os internautas foram questionados sobre marcas de esporte, informática, telefonia celular, lanchonete, beleza, entre outras. Em relação aos planos de saúde, a Unimed se manteve estável na liderança com 21%, seguida da Amil com 11% e Bradesco com 5%. (Unimed Curitiba)

BOM JESUS: Encontro com Jovens são realizados em diferentes cidades da região

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SESCOOP/PR: Confira a programação de eventos organizados pelas cooperativas

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Vários eventos estão sendo promovidos pelas cooperativas em todas as regiões do Estado, com apoio do Sescoop/PR. Clique aqui e confira a programação.

RAMO CRÉDITO: Sicredi amplia atuação no marketing esportivo

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O Sicredi amplia sua atuação no marketing esportivo com a equipe de automobilismo Sicredi Racing. O piloto João Campos, e seu filho Márcio Campos, disputarão o Mercedes-Benz Grand Challenge, de maio a dezembro de 2011, com o patrocínio das seguradoras parceiras da Corretora de Seguros do Sicredi, Icatu e Mapfre. De acordo com Daniel Ferretti, da Superintendência de Comunicação e Marketing do Banco Cooperativo Sicredi, o cooperativismo e o esporte têm em comum uma característica fundamental, dependem do trabalho em equipe para ter sucesso. "E o patrocínio de uma equipe formada por pai e filho também está alinhado aos produtos de Seguros do Sicredi, cuja campanha institucional destaca o valor da família", complementa Ferretti.

Experiência e juventude - A aposta do Sicredi em sua entrada no automobilismo brasileiro mescla experiência e juventude, reunindo num mesmo carro pai e filho, uma combinação não inédita, mas rara. A dupla da Sicredi Racing é formada pelo empresário e piloto João Campos, 56 anos, e o publicitário Márcio Campos, 24 anos. João Campos tem experiência e histórico de vários títulos nacionais, com destaque para um pentacampeonato da categoria Pick Up Racing, atual Copa Montana, de 2001 a 2005, além de ter sido laureado por três vezes com o troféu "Capacete de Ouro", considerado o "Oscar" do automobilismo nacional. Márcio Campos estreou nas pistas em 2010. E estreou bem, conquistando o título de campeão da categoria Novatos, no Campeonato Gaúcho de Marcas e Pilotos.

 

Largada - Além da visibilidade da marca em âmbito nacional, várias ações promocionais e de relacionamento também serão realizadas com os associados e os colaboradores durante as oito etapas da competição. A "largada" será disputada em Curitiba, nos dias 21 e 22 de maio. A competição será transmitida ao vivo pela Rede TV e Terra TV e reprises no canal a cabo Speed Channel.

 

Marcas - As marcas dos produtos de Seguros do Sicredi e dos parceiros Icatu e Mapfre estarão presentes no carro usado pela equipe Sicredi Racing, nos macacões dos corredores, nos uniformes do apoio técnico, no kit torcedor e no kit vip. Cada etapa contará também com um lounge para convidados e arquibancadas reservadas para a torcida, além da marca visível nos boxes e torre de cronometragem.

 

Sobre o Mercedes-Benz Grand Challenge - É a primeira categoria de competição promovida pela Mercedes-Benz no Brasil. O grid será composto por 22 carros e o modelo adotado nas pistas é o Mercedes-Benz C250 CGI, preparados para competição pela WB Motorsport, de São Paulo, equipe com notória tradição no automobilismo brasileiro. A preparação incluiu a redução do peso original para 1.100 kg, alterações no gerenciamento eletrônico do motor turbo para chegar aos 245 HP, instalação de equipamentos de segurança em conformidade com normas internacionais e adoção de kits aerodinâmico e de competição, oferecendo máximo desempenho aos carros da categoria.

 

Primeira temporada - A primeira etapa da temporada está marcada já para os dias 21 e 22 de maio no Autódromo Internacional de Curitiba em Pinhais (PR). O calendário contempla oito etapas com duas corridas, uma no sábado e outra no domingo, com duração de 30 minutos cada. Além de Curitiba, Santa Cruz do Sul (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Campo Grande (MS) e Londrina (PR) fazem parte do calendário neste primeiro ano. Curitiba e São Paulo terão duas etapas cada.

 

Sobre o Sicredi - O Sicredi é um conjunto de 120 cooperativas de crédito, integradas horizontal e verticalmente. A integração horizontal representa a rede de unidades de atendimento (mais de 1.100 unidades de atendimento), distribuídas em 10 Estados* - 881 municípios. No processo de integração vertical, as cooperativas estão organizadas em cinco Cooperativas Centrais, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla as empresas específicas que atuam na distribuição de seguros, administração de cartões e de consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.

 

* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás. (Imprensa Sicredi)

COAMO I: Participação na Apas registra incremento de vendas

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COAMO II: 11ª edição da Copa de Futebol Suíço terá participação de 500 equipes

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AGROBRASÍLIA II: Feira do Cerrado se torna referência

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COPAGRIL: Cooperativa realiza 1ª Convenção de vendas 2011

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A Cooperativa Copagril promoveu a sua 1ª Convenção de Vendas, nos dias 07, 13 e 14 de maio, no sítio Monte Carlo, na Linha Scagnata, em Cascavel, Oeste do Estado. Os encontros foram promovidos em forma de treinamento vivencial. A iniciativa teve como objetivo de incentivar e aperfeiçoar a qualidade e o rendimento da equipe de vendas da cooperativa,

Qualificação - A participação dos profissionais fez parte do projeto de qualificação promovido pelos setores de recursos humanos e marketing e vendas da Copagril, com apoio do Sescoop-PR. "O objetivo deste três dias de treinamentos foi desenvolver as habilidades para o atendimento aos clientes e associados, buscando a satisfação e fidelização dos mesmos, além de buscar a motivação, integração da equipe e a vontade de superar desafios", enalteceu o gerente de marketing e vendas, Enoir José Primon.

 

Treinamento - O treinamento foi ministrado pelo palestrante João Froes de Azevedo, que utiliza da metodologia andragógica através de treinamento vivencial, realizado ao ar livre com dinâmicas de grupos. "Nosso treinamento tem como o objetivo trabalhar as mais variadas sensações e emoções humanas, desenvolvendo a importância do trabalho em equipe, o espírito de liderança, auto estima, entusiasmo, combatendo o stress e o relacionamento humano através do planejamento na vida e no trabalho", comentou o palestrante.

 

Atividades - Durante todo o treinamento houve dinâmicas de grupo, mesclando o contato com a natureza, palestras, prática e o desafio de alguns esportes radicais. "Para cada tipo de exercício prático, colocamos as pessoas em contato com desafios como, trabalho em equipe, desenvolvimento de estratégias, execução de tarefas na pressão do tempo. Após cada uma das atividades, ouve o esclarecimento de pontos positivos e negativos de cada time, fazendo com que os participantes entendam onde erraram e acertaram, mas principalmente, o comprometimento com o trabalho em equipe", enalteceu o palestrante.

 

Conteúdo - O principal objetivo do treinamento foi apresentar aos participantes uma mudança de comportamento como pessoa e profissional. O comprometimento com a equipe, o desenvolvimento de estratégias, a forma como executar os planos de ações e como tudo isso pode interferir no processo do dia a dia de trabalho. "Esses tópicos foram fundamentais para que as três turmas que passaram pelo treinamento pudessem visualizar a importância deles dentro da empresa e como a sua participação pode ser ou não, fundamental no sucesso da cooperativa. Conceitos como os de sincronia, percepção, trabalho em equipe, foram os temas que mais se destacaram durante os três dias do evento", comentou Stela Dalla Vecchia, do setor de RH.

 

Outros pontos - Além dos tópicos citados acima, outros pontos foram explorados durante cada um dos dias do treinamento, entre eles, a importância do trabalho em equipe; satisfação do cliente relacionamento interpessoal; motivação e liderança; superação de desafios; comunicação; integração e os caminhos para ser um vencedor.  "O treinamento trará um grande retorno profissional, pois trabalhando com motivação e aperfeiçoando as atitudes dentro da empresa e habilidades técnicas, consequentemente iremos contribuir para os resultados da organização", comentou Daniela Doebber, do setor de marketing e vendas. Segundo Aline Mikeli Buss, da Unidade de Nova Santa Rosa o treinamento foi muito positivo. "A Convenção de Vendas me proporcionou um conhecimento mais amplo do que é o trabalho em equipe. Acreditando e fazendo a nossa parte, somos capazes de superar qualquer obstáculo e alcançar o que realmente almejamos".

 

Fase II - Estes três dias de eventos foram parte da primeira fase do treinamento vivencial. Para o final do segundo semestre, está sendo programada a segunda fase, onde os todos os participantes serão convocados a terminar o curso. Com o slogan, "Vencendo Desafios", esta primeira fase foi considerada um sucesso. "Com a parceria do Sescoop-PR e Nutron, que teve alguns dos seus profissionais participando dos treinamentos, consideramos o evento um sucesso, pois foi possível notar que os participantes saíram com o espírito renovado e prontos para aplicar o conhecimento adquirido na prática, o que nos deixa contentes em saber que valeu pena. Agora é aplicar no dia a dia da cooperativa e aguardar a segunda fase, que deve ocorrer em meados de outubro", conclui Enoir Primon.

 

Organização - Para o instrutor João Froes de Azevedo, a organização do evento foi fundamental para o sucesso. "Nós viemos trabalhando com esta sistemática de treinamentos há mais de 10 anos e, parabenizo os setores de RH e Marketing da Copagril pela organização do evento. Camisetas, bonés, banners e material de apoio completo fizeram com que os participantes se sentissem muito mais assistidos e com isso, o resultado final foi ainda melhor do que o esperado". (Imprensa Copagril)

GRÃOS 2011/12 II: Produtividade do milho já está comprometida, afirmam analistas

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Num ano em que os Estados Unidos enfrentam o maior aperto nos estoques em mais de quinze anos, tudo o que os norte-americanos não precisavam eram uma primavera fria e úmida. As chuvas quem mantêm as máquinas nos galpões já "roubaram" dos produtores 3 sacas de milho por hectare e ameaçam o plantio recorde previsto pelo USDA, o Departamento de Agricultura do país.

Recuo - Em relatório divulgado na semana passada, o órgão recuou para 166 sacas por hectare a sua estimativa de produtividade para a safra 2011/12 do cereal. Em fevereiro, partindo da linha de tendência histórica, o USDA havia projetado o rendimento médio do cereal norte-americano em 169,14 sacas por hectare.

 

Prejuízo maior - Há, contudo, quem aposte que o prejuízo causado pelo clima adverso às lavouras possa ser ainda maior. Para o agrometeorologista Donald Keeney, da Cropcast,os atrasos na implementação da safra podem reduzir a produtividade do milho em até 5%. "Ainda que o plantio tenha sido acelerado nos últimos dias, 50% da área será plantada uma semana depois do que o recomendado."

 

Milho - De acordo com o USDA, os EUA devem destinar ao milho 37,3 milhões de hectares neste ano, 4,5% menos que no ciclo anterior. Se o clima continuar dificultando os trabalhos de campo, entretanto, é possível que parte dessa área seja remanejada para a soja, cuja janela de plantio se encerra mais tarde. Por enquanto, a previsão o governo norte-americano é que a oleaginosa ocupe 31 milhões de hectares nesta temporada, 1% menos que no ano passado. (Caminhos do Campo / Gazeta do Povo)

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Ministério promove reunião internacional sobre pecuária

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O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento promove, de 17 a 20 de maio, a 1ª Reunião Global sobre Pecuária Sustentável. O evento será realizado na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), em Brasília, em parceria com o Ministério Holandês de Assuntos Econômicos, Inovação e da Agricultura e a Organização Mundial das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A CNA e a Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa) apoiam a iniciativa.

Agenda global - O objetivo do encontro é elaborar uma agenda global com orientações e recomendações para tornar a cadeia da pecuária mais sustentável no mundo. O documento pretende racionalizar a utilização dos recursos naturais, por meio da adoção de boas práticas, tanto pelo setor público quanto pelo privado. A proposta surgiu durante a reunião do Comitê de Agricultura (COAG), realizada em 2010. O grupo de discussão é formado por Brasil, Etiópia, Índia, Nova Zelândia, Países Baixos, China e Estados Unidos.

 

Pecuária sustentável - "O evento é uma ótima oportunidade para mostrarmos ao mundo que fazemos uma pecuária sustentável, capaz de compatibilizar produção de carne e leite com preservação do meio ambiente. Temos a maior cobertura vegetal nativa do mundo e produzimos de forma racional, com uma agenda de bem-estar animal fortemente inserida no processo produtivo e aliada à responsabilidade ambiental", afirma o chefe da Divisão de Agricultura Conservacionista do Ministério da Agricultura, Maurício Carvalho de Oliveira.

 

Palestras técnicas - A programação prevê palestras técnicas com representantes da FAO, do Banco Mundial e da Embrapa, entre outras instituições. Serão debatidos temas como mudanças climáticas, pecuária e uso da terra e prioridades temáticas regionais. O coordenador  de  Manejo  Sustentável  dos  Sistemas Produtivos do Ministério da Agricultura, Elvison Nunes Ramos, apresentará as políticas públicas no Brasil para o desenvolvimento da pecuária sustentável e, principalmente, as medidas previstas pelo Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) para o setor.

 

Saiba mais - O Programa ABC promove a difusão de seis práticas agrícolas sustentáveis para serem adotadas pelos agricultores nos próximos anos. O objetivo principal é reduzir a emissão de carbono e de gases de efeito estufa, que provocam o aquecimento da terra e aceleram as mudanças climáticas. A iniciativa prevê investimentos de R$ 2 bilhões na adoção de ações como Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), recuperação de pastos degradados e o plantio direto na palha. Esses procedimentos influenciam diretamente a pecuária, pois transformam terras desgastadas em áreas produtivas para a criação de gado, permitem a conservação da água e oferecem sombreamento para os animais.

 

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Recuperação - O Ministério da Agricultura pretende recuperar, em dez anos, 15 milhões de hectares, além de aumentar a utilização do sistema ILPF em quatro milhões de ha. A previsão é que com o uso da técnica o volume de toneladas de dióxido de carbono (CO2) diminua entre 18 e 22 milhões no período. (Mapa)

COCAMAR: Paranavaí vai sediar Encontro de Produtores de Citrus

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Com a participação de produtores cooperados e técnicos, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial promove na próxima quinta-feira (19/05), em Paranavaí, no salão social da Associação Cocamar, o Encontro de Produtores de Citrus. Realizado anualmente às vésperas da safra, o evento é dividido em três núcleos: no primeiro, um fórum para o debate de temas do momento e, a seguir, apresentação dos vencedores do Concurso de Produtividade 2010; por fim, atividade dinâmica, com a divulgação de novas tecnologias. 

Palestras - A partir das 9:40h, após a solenidade de abertura que será presidida por dirigentes da Cocamar, o especialista Renato Bassanezi, do Fundecitrus, aborda manejo regional do greening, seguido da palestra de Pedro Auler, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), às 9:50h, sobre manejo do solo.

 

Premiados - Por sua vez, a edição do Concurso de Produtividade, que começa às 11:30h, vai premiar citricultores que atenderam a uma série de critérios além, é claro, das melhores médias de colheita.

 

Dinâmicas - Das 14 às 17h, o encontro muda de local: vai para a Fazenda Ypiranga, da própria Cocamar, situada nos fundos da fábrica de sucos concentrados. Segundo informou o coordenador de culturas perenes da cooperativa, engenheiro agrônomo Leandro Cezar Teixeira, estão programadas dinâmicas sobre fertirrigação, manejo de solo e tecnologia de aplicação. Como acontece todos os anos, o evento tem a participação de várias empresas parceiras. (Imprensa Cocamar)

FEIRA: Ministério abre as inscrições para a Fancy Food Show

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Até o dia 23 de maio, estão abertas as inscrições, no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (www.agricultura.gov.br), para a 57ª Summer Fancy Food Show. O evento é realizado nos Estados Unidos desde 1954, com a proposta de reunir empresários das áreas de alimentos e bebidas de todo o mundo. O Ministério da Agricultura, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, participa do evento pela primeira vez, com um estande de 200m2 voltado para os alimentos finos e especializados, isto é, produtos industrializados e de maior valor agregado.

Washington - Neste ano, a feira será realizada em Washington, capital norte-americana, de 10 a 12 de julho. O evento pretende reunir 2.400 expositores de alimentos e bebidas de cerca de 80 países e um público estimado em torno de 24 mil visitantes. São esperados gerentes de compras de comércio varejista e atacadista, de restaurantes, de hotelaria, entre outros estabelecimentos. As empresas que participarem do estande brasileiro, além de contar com a estrutura oferecida pelo Ministério da Agricultura, poderão oferecer seus produtos para degustação. Serão expostos itens como mel, polpas de frutas regionais, castanhas, cachaça, alimentos congelados, entre outros.

 

Fancy Food Show - A Summer Fancy Food Show é realizada nos Estados Unidos desde 1954, normalmente, em Nova York. Mas, com o centro de convenções da cidade em reforma, o evento foi transferido neste ano para Washington. Na edição de 2010, 23.300 pessoas visitaram a feira durante três dias.

Comércio bilateral - Entre os produtos agrícolas exportados pelo Brasil para os Estados Unidos em 2009, destacam-se: café verde (US$ 722,3 milhões), fumo não-manufaturado (US$ 307,4 milhões), suco de laranja (US$ 241,9 milhões) e carne bovina industrializada (US$ 223,1 milhões). Clique aqui para mais informações. (Mapa)

SESCOOP/PR: Confira a programação de eventos organizados pelas cooperativas

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Vários eventos estão sendo promovidos pelas cooperativas em todas as regiões do Estado, com apoio do Sescoop/PR. Clique aqui e confira a programação.

FÓRUM DE COMUNICAÇÃO: Zig Koch revela os segredos de uma boa fotografia

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