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Sugestões ? O presidente do Sindileite sugeriu que a CPI realize um panorama do leite desde o plano real, com histórico dos preços pagos aos produtores, custos de produção e preços no atacado e varejo. Thiesen defendeu a necessidade de se discutir a legislação interna e os direitos dos consumidores, aprofundando a análise das promoções e contratos entre indústria e redes distribuidoras, inclusive a questão tributária. O representante do Sindileite também sugeriu a realização de levantamento, junto aos serviços de inspeção federal e estadual, da qualidade dos produtos, visando abrir o mercado de exportação. A comissão deve ouvir também os responsáveis pelas compras do setor público.
Auto-suficiência ? O médico veterinário Ronei Volpi, da Faep, fez um relato da produção e consumo do leite no Paraná, afirmando que historicamente o Brasil era importador de leite, mas já alcançou a auto-suficiência. Frisou que o desequilíbrio entre o custo de produção e os preços praticados no mercado está trazendo sérios problemas aos produtores. Técnicos deixaram claro aos membros da CPI que também os pequenos varejistas estão sentindo a pressão econômica das grandes redes de supermercados.
Agenda das reuniões ? O deputado César Silvestre, que será o relator da CPI dos Alimentos, afirmou que a sociedade espera uma resposta rápida desta CPI. Sugeriu que a comissão concentre seus esforços na questão do leite para que as conclusões do Paraná sejam incluídas no relatório nacional com as conclusões das CPIs que estão sendo realizadas em vários Estados. Essa sugestão foi acatada pela CPI, que marcou as datas das reuniões regionais: dia 29 de janeiro, em Ponta Grossa; dia 30 de janeiro, em Francisco Beltrão (9 horas) e Cascavel(16 horas); dia 31 de janeiro em Maringá (9 horas) e Londrina (16 horas); e em fevereiro, em data a ser marcada, em Curitiba.
Organização das entidades ? Os parlamentares que integram a CPI sugerem que as entidades se organizem em suas regiões para discutir, com antecedência, os problemas que serão apresentados durante as audiências públicas. E Medianeira, por exemplo, as entidades se reúnem nesta quarta-feira para discutir os problemas do setor.
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Pastagens: O encontro que está sendo realizado em Curitiba reúne produtores e técnicos do Estado, procurando analisar as experiências bem sucedidas dos produtores com os resultados da pesquisa, para estruturar um plano de trabalho adaptado para as diversas regiões do Paraná, de baixo custo e fácil acesso aos pecuaristas. O Paraná já aplicou R$ 90 milhões, nos dois últimos anos, no programa de reforma de pastagens, e há recursos disponíveis do Propasto, a juros de 8,75% ao ano, para ampliar os trabalhos de melhoria de pastagens.
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Expansão industrial- Em operação experimental desde setembro, a nova unidade pode processar 300 toneladas de óleo de soja por dia, enquanto a antiga passa para 120 toneladas/dia de óleos especiais. O complexo graneleiro de Maringá passou a contar com o maior secador de grãos do país, com capacidade para processar 250 toneladas de grãos por hora. As caldeiras passam a ser gerenciadas por um sistema informatizado e agora queimam tanto óleo mineral BPF, quanto energéticos disponíveis na região (lenha e bagaço de cana) o que vai depender das condições de oferta e custo de cada um desses itens. O parque industrial da Cocamar, que absorve 18% de toda a energia elétrica consumida em Maringá, foi dotado também de uma subestação própria para o rebaixamento da rede de alta tensão, o que exigiu um investimento de R$ 1,7 milhão. Com isso, houve redução da carga de 138 KV para 13,8 KV, permitindo um melhor gerenciamento do consumo, reduzindo o custo da tarifa em tarifa ficou 30%, tornando mais competitivo o parque para os novos investimentos. O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, compareceu à solenidade, que contou com a presença do governador Jaime Lerner e inúmeras autoridades.
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Ampliação - Com a nova refinadora, a Cocamar ampliou sua capacidade de processamento de 200 toneladas de óleo por dia para 420 toneladas e, graças a esse investimento, da ordem de R$ 3 milhões, foi possível separar a produção de óleo de soja da linha de óleos especiais (canola, milho e girassol), tornando-se a primeira refinadora de óleos de milho e girassol do Paraná. Em operação experimental desde setembro, a nova unidade absorve 300 toneladas de óleo de soja por dia, enquanto a antiga passa para 120 toneladas/dia de óleos especiais. Esses produtos da Cocamar são distribuídos para pontos de vendas em várias regiões do Paraná, Estado de São Paulo, parte de Santa Catarina e Grande Porto Alegre.
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Prejuízo - As cooperativas colocam-se frontalmente contrária a qualquer modificação na Lei Kandir, se isto realmente acontecer, o cooperativismo brasileiro será prejudicado e algumas poucas indústrias multinacionais serão beneficiadas. A OCB está realizando forte gestão junto ao Governo e ao Congresso Nacional solicitando audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados para que se convoque os Ministros da Agricultura, Pratini de Moraes e da Indústria e Comércio, Sérgio Amaral, a OCB, CNA, SRB e entidades envolvidas, para que apresentem seus posicionamentos e que se esclareça que uma eventual criação de impostos de exportação prejudicaria o crescimento da agricultura nacional e diminuiria a renda do produtor.
Estudo ? Com a finalidade de argumentar sobre os inúmeros benefícios que a Lei Kandir trouxe para as exportações agrícolas brasileiras, os departamentos técnicos e econômicos da OCB e da Ocepar elaboraram um amplo estudo, intitulado ?Competitividade do Agronegócio Brasileiro?, o qual estamos enviando em anexo no Informativo de hoje. Neste estudo das duas entidades, ressalta-se que os volumes exportados de soja em grão, farelo e óleo passaram de 16,2 para 22,1 milhões de toneladas no período 1.996 a 2.000, com previsão para 27,6 milhões de toneladas em 2001. Quanto ao total embarcado em milhões de dólares, passamos de USD 4,4 bilhões, em 1996, para cerca USD 5 bilhões em 2001. Outro fato que reforça a importância da Lei Kandir para o sistema do agronegócio da soja é a evolução da produção no cerrado. A safra 1995/1996 foi de 10,8 milhões de toneladas e a safra 1999/2000 já alcançou 18,5 milhões de toneladas. Para esta safra, 2000/2001, temos uma previsão de 20,1 milhões de toneladas. (Confira no Estudo da OCB/Ocepar em anexo os gráficos sobre estes números).
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apreciação do Plenário do Senado antes de voltar à Câmara para aprovação das modificações introduzidas no Senado. Segundo o substitutivo, a cada quatro horas de direção ininterrupta o motorista é obrigado a descansar pelo menos trinta minutos, e dentro do período de 24 horas será obrigado, no mínimo, a um período de repouso de dez horas. O período de direção ininterrupta, desde que não haja comprometimento da segurança e quando for conveniente chegar a um lugar de parada adequado, poderá ser prorrogado por uma hora.
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Setor se organiza - Embora não tenha direito a voto, Luiz Roberto Baggio considera muito importante a participação da OCB nesse conselho, pois terá a oportunidade de apresentar, em nome das cooperativas que revendem defensivos, sugestões relacionadas com a coleta das embalagens. Tanto o Inpev como as associações de revendas nos Estados estão se organizando para iniciar a coleta das embalagens, a partir do final de maio próximo, quando entra em vigor a Lei 7.802. Luiz Roberto Baggio, que deve ser eleito para integrar o conselho consultivo do Inpev, alertou para a importância das cooperativas e revendas se organizarem para realizarem um trabalho eficiente na coleta das embalagens utilizadas por seus cooperados, pois este é um setor muito sensível do agronegócio, com grande repercussão ambiental. Na tabela 1, veja o porcentual de participação de cada Estado no consumo de defensivos. (tabela)
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